.

.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Samba!

"Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar. O morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar..." (Edson Conceição)


Hoje acordei meio "samba". Com aquela alegria no coração, vontade de ligeiramente arrastar meus pés no chão e requebrar minha alma com o balanço do samba.
Nos últimos meses tenho lido muito sobre a cultura africana e suas influências no Brasil. Depois que a gente começa a conhecer melhor essa cultura, que é riquíssima, passamos a olhar melhor o negro que tanto fez e tanto faz pelo nosso país.
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente. 
Poderia estar aqui hoje pra falar de vários negros de destaque no nosso meio social, como: Gilberto Gil, Joaquim Barbosa, Pelé, Anderson Silva, Alcione, Leci Brandão...entre outros.
Mas não, hoje vou falar do grande sambista, a raiz do samba no Brasil, o grande Cartola.
Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, foi um cantor, compositor e violonista brasileiro.
Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. 
E pra quem acordou hoje como eu...feche os olhos e ouça Cartola!



"A sorrir e pretendo levar a vida, pois chorando eu vi a mocidade perdida..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário