.

.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

NÃO!

Não: adv. 1. Designação de partícula negativa, inversa à partícula afirmativa sim; 2. Manifesta ou explicita negação ou rejeição; do mesmo significado da expressão: de modo nenhum; 3. Designação de jamais, negativo ou nunca.
Essa palavrinha tão pequena com um significado tão forte e expressivo.
Pois é, hoje vou falar do “não”. Mas nem pense que vou falar mal dessa palavra. Aqui no Palavrório, as palavras são sempre motivos de muita reflexão.
“- Fulano, você gostou do doce que eu fiz?  - Não.”
“ – Você quer sair com aquele pessoal? – Não.”
“ – Estou bonita? – Não.”
Que palavra mais linda de se falar. Ao contrário do que muitos pensam, ela liberta, ela acalma... faz você refletir e principalmente, faz você mostrar o que quer; ou melhor, o que NÃO quer.
E você aí deve estar pensando: “Essa menina está louca. Onde ela quer chegar?”
Ahhhhh, aí sim chegou onde eu queria.
Conversando com muitos amigos por aí cheguei a uma única conclusão: “Quando você diz um NÃO para alguém, é um SIM que você diz a si mesmo.”
E isso é a coisa mais maravilhosa do mundo.
Em uma sociedade podre, com costumes podres, com futilidades desfilando de salto alto, o “NÃO”  é libertador.
Vamos aos exemplos práticos para que você possa entender onde quero chegar.
Suponhamos que eu estivesse em uma festa, em um lugar “chique”, com pessoas “chiques” (rsrsrs), do high society.
Aí vem um garçom e diz: “- Gostaria de tomar algo? Temos vinho, água, refrigerantes e cerveja”.
Eu, como uma amante de cerveja, logo penso em fazer o pedido, porém, pelo simples fato do que as pessoas falariam ou pensariam, acabo pedindo vinho... tinto suave (odeiooo).
E aí, acabei fazendo o que queria ou continuo escrava das aparências?
Neguei o que realmente sou por medo do que as pessoas vão falar da minha pessoa?
E PRA QUÊ? 
Alguém ali pagaria minhas contas do mês? 
Então... de que adiantou eu não ser feliz naquele momento pra fazer teatro?
É aí que entra o NÃO.
Nesse caso eu deveria ter dado uma banana para as madames e ser mais eu.
Faz alguma diferença ter etiqueta ou não? Acabar de comer e dizer que “está cheio” ao invés de satisfeito?
Quem gosta de mim, gosta do jeito que eu sou. Quem tá comigo é porque se identifica com alguma coisa que eu faço.
Depois que comecei a refletir sobre a hipocrisia, os excessos na aparência, percebi que os muitos bajuladores que conheço nessa vida não são felizes.
Tem muita gente por aí que não tem nem a metade do que aparenta ter e tá lá... nas fotos do facebook mostrando sua “fiel” amizade com quem tem, ou acha que tem também.
Eu sei, é decepcionante. Eu também sei que você aí deve estar visualizando alguém. (rsrsrs)
Mas eu não vim até aqui pra ofender e nem julgar ninguém. Vim somente para dizer que digo NÃO ao fútil. Digo NÃO à caridade que precisa ser estampada em fotos nas redes sociais pra ter valor.
Digo NÃO ao politicamente correto, à falsidade entre grupos, à idolatria ao consumismo.
NÃO ao mimimi.
Se não quero ir, NÃO vou. Se não me interessa, NÃO quero.
Se você não gosta do que eu disse, NÃO ME IMPORTO.
NÃO... NÃO E NÃO.

Essa é a palavra libertadora na sociedade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário