.

.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Missionário da Paz!

O autor do texto abaixo é meu tio Padre Everaldo Galheira, CP, que hoje mora em Pemba - Moçambique. Um missionário da paz.

"Ser padre, é antes de tudo, ajudar todas as pessoas a não desistir de amar!" (Pe. Everaldo Galheira)

Vale a pena ler!

Meu irmão, minha irmã!
Era sábado, véspera do domingo da ressurreição, 16 de janeiro de 2010. Neste dia cheguei a Pemba, Moçambique.
Já falei algumas coisas e outras não. E continuo a afirmar que a realidade aqui é surreal. Em pouco mais de um ano já vivi muitas alegrias, desafios, preocupações e saudades.


O saudoso e profeta Dom Helder Câmara dizia assim: Ser missionário é “partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu. É parar de dar voltas ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É, sobretudo, abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.”



É um oásis de paz e harmonia poder viver ao lado de pessoas que nos ensinam que a felicidade vem do coração!
A dinâmica do mundo moderno, de uma sociedade desenvolvida e consumista, nos empurra para que não gostemos de ver as pessoas felizes. Sabe por quê? Para muitos, felicidade é sinal de ter, poder e querer. Quem não gostaria de ter uma casa na praia, um carro importado, de fazer uma viagem internacional...?
A felicidade deve brotar do coração! Veja o sorriso dessas crianças...



É lindo! É cativante! É emocionante ver o sorriso dessas crianças!
Elas não tem nada! Elas não brincam com a Barbie! Elas nunca tomaram um sorvete! Elas nunca giraram numa roda gigante e também nunca quiseram ir para a Disney. (Elas nunca ouviram falar em Disney).
Aí a gente se pergunta parafraseando o que canta Milton Nascimento:
“Estrela, estrela como ser assim tão só, tão só e nunca sofrer. Brilhar, brilhar quase sem querer. Deixar, deixar ser o que se é”
Criança, criança, como ser assim sem nada e ser tão feliz?
Elas brincam e brincam assim...


Jesus já nos ensinou que o Amor a Deus passa pelo amor que sentimos pelo próximo, mostrando que somos servos e não senhores. A cruz é um ato de coerência e compromisso com a vida! Olhando para a atualidade, paradoxalmente, uns morrem em nome de Deus e outros matam em seu nome.



Estamos na Quaresma (5ª semana e última antes da Semana Santa), um tempo aberto à interioridade, solidariedade e sobriedade. A fonte de compartilhar está na prática da justiça. Quem ama reparte e quem reparte é porque ama.
Com a celebração das Cinzas, fomos chamados a ter certeza que a nossa vida na terra é passageira e se prolonga para o céu. Não esqueças: somos pó e ao pó vamos voltar.
É um tempo oportuno para estar mais perto de Deus e senti-lo em nossa vida, perceber seu amor e acolhida incondicional. Também é momento para descobrir a nossa vocação de batizado, o lugar na Igreja, a missão na família e no mundo sempre em diálogo de amizade com Jesus de Nazaré. É também tempo de conversão no seguimento de Jesus, que impulsiona a trabalhar para que o Reino de Deus se construa no nosso coração. Ainda dá tempo para repensar nossos gestos e atitudes.
Estar aqui é ser testemunha de milhões de pessoas que vivem na pobreza absoluta, sem o mínimo para se ter uma vida digna. A África é um país de contrastes, é como se fosse um povo estranho uns aos outros, não parecem ser a mesma raça ou ter o mesmo sangue. O lado desenvolvido desconhece o lado miserável. Lembram do nosso conhecido Vale do Jequitinhonha décadas atrás? Aqui é muito mais sofrido.


Este grito tem sede de justiça e necessita de um projeto mais humano que ofereça vida em abundância a todas as pessoas sem distinção.



A favor desta utopia humana e evangélica somos chamados a dar testemunho da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Para você, digo com toda convicção: viva com alegria e intensidade o momento presente, buscando uma cultura de solidariedade e de paz.


Ninguém pode ficar excluído da mesa de Deus Pai!

O Senhor nos dá este tempo de graça e bênção nos dias da quaresma. Afinal, viveremos uma vez mais o encontro pascal com o Senhor ressuscitado. Quaresma e Páscoa são inseparáveis.
Fui informado que está sendo realizada uma campanha para arrecadar bombons com a finalidade de serem enviados a Pemba, Moçambique – África! Um dos pilares do período quaresmal é a doação que podemos falar de partilha e solidariedade. Não é questão de economia, mas de atitude penitencial de conversão do coração, de peregrinação interior, de conversão pessoal, de se colocar ao lado de Cristo. Um coração convertido a Deus em Jesus Cristo buscará os caminhos de sua lei e de seu Evangelho: honrará a Deus e servirá na caridade aos seus irmãos!
Muito me alegra a iniciativa da campanha. Mais feliz estou por saber que a campanha tomou corpo inter-religioso. Unir as mãos e o coração tendo como luz a proposta de Jesus Cristo que nos diz: “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. (Jo 13,15). Afinal, somos irmãos!
Tenham a plena certeza de que vocês vão proporcionar alegria para muitas crianças! Muitas delas vão saborear um bombom pela primeira vez! Elas também tem o direito de ter essa oportunidade. E se nós podemos oferecer, por que não fazê-lo?
Como posso retribuir um gesto tão nobre e divino ao mesmo tempo? Acredito que elevando a Deus uma prece para vocês! E digo com o coração emocionado: muito obrigado!!!
Na próxima semana vamos celebrar a Semana Santa. Recordo-me com muita alegria da Semana Santa de 2009 em que celebramos juntos em nossa paróquia de São José. Para mim, foi um apostolado de muita oração e crescimento na fé. Desejo a vocês, na Semana Santa de 2011, a mesma experiência de Deus que eu vivi em 2009 aí em Osvaldo Cruz!
Aproveito para desejar a todos uma boa e santa Semana Santa. Assim, faço lembrar a saudação que costumo motivar no início das celebrações:
“Seja bem vindo meu irmão! Seja bem vinda minha irmã! Hoje é domingo, o dia do Senhor! É dia de reza, dia de alegria, dia de festa, dia de encontro com Deus que se revela em você e na pessoa que está ao seu lado. Por isso, com muito carinho, olhe para quem está ao seu lado, dê um sorriso bonito e um abraço de boas vindas!”
Feliz e Santa Páscoa!!!

Com carinho, saudade e bênção!
Pe. Everaldo Galheira,CP, Pemba, Moçambique – África, abril de 2011.


Um comentário:

  1. Já passaram alguns anos... Quando conheci o Padre Evaldo e o padre Milton... Saí de Pemba em Abril de 2012 sem um Adeus, nesta altura de desespero em que o mundo parou por causa do Coronavírus... Vocês bateram no meu pensamento... Espero que me perdoem ter partido sem me despedir e que estejam com saúde. VANDA( HAKUNA MATATA)

    ResponderExcluir