.

.

terça-feira, 26 de abril de 2011

O início, o fim e o meio...

"...Mas eu sou o amargo da língua
A mãe, o pai, o avô
O filho que ainda não veio,
O início, o fim, e o meio..." 




Todo mundo sabe cantar pelo menos uma parte desse grande clássico do Raul, Gita.


Mas o que significa a palavra: GITA?


Gita, é baseada no Bhagavad-Gitã, parte do Mahabarata, que seria a "bíblia" da religião hindu de Krishna. 

No texto um guerreiro, Arjuna, interroga Krishna sobre o seu significado. Krishna responde com frases como: "Entre as estrelas sou a lua... entre os animais selvagens sou o leão... dos peixes eu sou o tubarão.... de todas as criações eu sou o início e também o fim e também o meio... das letras eu sou a letra A... eu sou a morte que tudo devora e o gerador de todas as coisas ainda por existir... sou o jogo de azar dos enganadores..."

Sem dúvidas é uma música envolvente. Todos que a cantam conseguem sentir uma vibração boa com a letra e a melodia.

Para mim, Raul Seixas sempre será uma incógnita. 

Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim. E algumas crenças dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, que possuía uma recepção boa ou de curiosidade por conta disso. 

Para quem curte...Gita!

Eiiii...Toca Raullll!!! (rsrsrs)


2 comentários:

  1. Parabéns, pelo post.
    Há alguns anos atrás a letra dessa música me intrigou porque eu não consegui desvendar sobre o que falava. Aí foi que eu comecei a revirar a net atrás de explicações, e achei a letra ainda mais fantástica.

    Parabéns de novo.
    =)

    ResponderExcluir