.

.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Corações Sujos

Como o meu vício é maior do que minhas obrigações...kkkkk
Semana passada resolvi dar um tempo nos livros teóricos de pedagogia e pegar um que já estava há tempos na minha velha lista de livros a serem lidos.

Corações Sujos – Fernando Morais

Já li mais da metade e estou adorando. É um misto de reportagem, com história, patriotismo e ação.
O que mais gostei é que alguns fatos aconteceram coincidentemente na cidade onde moro e cidades vizinhas (Bastos, Tupã, Mirandópolis, etc...).

Pra quem se interessou pela obra, aí vai a resenha do livro:

Corações Sujos é um livro que não deve ser lido sem reflexão. A obra trata da Shindo Renmei, uma associação que surgiu dentro da colônia japonesa no Brasil no ano de 1944 - mais de um ano antes do rendição do Japão - com o objetivo (oficial) primeiro de preservar a cultura japonesa e a imagem do imperador Hiroíto. No entanto, com o término da Segunda Guerra e a derrota do Japão, a associação tornou-se cada vez mais radical e passou a assassinar os imigrantes japoneses que acreditassem na derrota nipônica frente aos aliados. O número de assassinados chegou a 23 e o de pessoas feridas chegou a 100. Os membros da Shindo Renmei falsificaram revistas e jornais internacionais para que os japoneses acreditassem que seu país de origem havia vencido a guerra.
A primeira reação que a maior parte das pessoas tem ao saber da história da Shindo Renmei ¾ que significa Liga do Caminho dos Súditos ¾ é acreditar que os japoneses que recusavam-se a acreditar na derrota do Japão eram um grupo de pessoas ingênuas e que os membros da Shindo eram malucos fanáticos. No entanto, é preciso localizar o caso dentro da história do Brasil e do contexto de repressão a que os imigrantes de países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) estavam submetidos.
Quando Morais fala daqueles que acreditavam e dos que não acreditavam na derrota japonesa, na maioria das vezes atribui isso a um maior nível educacional da pessoa ou então a uma maior assimilação que este teria da cultura brasileira. No entanto, é preciso levar em consideração que muitos dos que se tornaram assimilados, ou que tinham maior nível educacional, foram aqueles que conseguiram ascender socialmente. A grande maioria dos japoneses enfrentava duras condições de sobrevivência, o que contribui para que desejassem voltar para o Japão, algo que se tornou bastante difícil após a vitória dos aliados.
Conhecer a história da Shindo Renmei sem buscar um mínimo de compreensão do contexto histórico e da cultura japonesa significa muito pouco. Fernando Morais faz um levantamento de bastante fôlego dos casos de assassinato e da repercussão na imprensa das ações da Shindo. Ao leitor interessado em aprofundar-se no entendimento dos motivos do surgimento da Shindo Renmei, a própria bibliografia descrita no final do livro de Morais é uma indicação interessante.


VALE A PENA CONFERIR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário