.

.

terça-feira, 29 de março de 2011

Brasil Brasileiro

Queria escrever um post sobre as vantagens de ser um brasileiro.
Comecei procurando no Google algumas frases de patriotismo...
Deparei-me com a triste realidade de que não existem mais pessoas que acreditam de verdade no Brasil. Frases dizendo que o Brasil não é um país sério, que o país só funciona na madrugada enquanto os políticos dormem; entre outras.
Não que eu seja totalmente contrária a todas essas frases, mas prefiro acreditar que sou abençoada por Deus por morar em um país como o Brasil.
Existe corrupção? Sim.
Roubos, assalto a mão armada, mortes de inocentes? Sim.
Existe também o tráfico de drogas, prostituição e crianças abandonadas? Sim.

Mas também existem cores, sabores, ritmos, que só a cultura brasileira tem. O branco, o negro, o amarelo, o vermelho miscigenando-se sem preconceito.

Ser brasileiro é poder ter o gosto do acarajé, o sabor da feijoada, a refrescância de um suco de graviola e a sensação quente de um chimarrão rodeado de xírus e prendas.
Ser brasileiro é cumprimentar os amigos com aquele abraço apertado, é ser fanático por futebol.
É arranjar aquele "bico" para ganhar "algum", tomar uma cerveja gelada, comer pacú assado e se deleitar com um saboroso churrasco.
É ter o prazer de ouvir Gal Costa, de ler os livros de Machado de Assis, de ver a beleza da Estação Primeira de Mangueira todo Fevereiro na avenida.
Ser Brasileiro é ver o lado bom das coisas, é ser feliz...
É ser Brasil...

Eu tenho orgulho de ser brasileira!!!



Segundo dados da Antropos Consulting:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.



***Hoje recebi um palpite de um seguidor desse blog. Ele me pedia que colocasse músicas de uma determinada banda americana e suas traduções.
Gosto de várias bandas americanas, respeito muito os outros países e culturas, porém aqui no “Palavrório” a prioridade será sempre a MPB - Música Popular Brasileira, as nossas poesias, nossas artes, nossa cultura.



“...Brasil! Terra boa e gostosa, da morena sestrosa, de olhar indiferente. O Brasil, samba que dá bamboleio que faz gingar. O Brasil, do meu amor Terra de Nosso Senhor. Brasil!, Pra mim, pra mim, pra mim...” (Ary Barroso)

Um comentário:

  1. É uma pena que boa parte deste 190 milhões de habitantes (a maioria, eu diria) não percebem o quão grande é o pais que têm sob os pés. O Brasil é uma nação de potencial raríssimo no planeta, mas há quem olhe mais a corrupção (o nosso verme maior) do que a magnífica cultura que se estende do sul ao norte de um país continental. Claro que vamos nós ignorar tudo o que se acontece e nem acreditar que é normal, mas o primeiro passo é agir para mudar e não sentar-se ao sofá com o controle remoto e falar mal durante o horário político na tv.

    Jamais nacionalistas, mas uma dose de patriotismo é sempre bem vinda.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir